SuperCinema
Ação Suspense Comédia Infantil Policial Terror Ficção Romance Aventura Musical Documentário Drama Outros

Sonhos (Akira Kurosawa's Dreams)

L | 1990 | Ficção | 120 min | Japão, EUA | Akira Kurosawa / Ishirô Honda
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar pelo WhatsApp

Sinopse

São oito episódios, alguns sobre as experiências vividas pelos japoneses após a II Guerra Mundial, como O Túnel. O trauma das bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki, por exemplo, é nítido nos episódios O Demônio Chorão e Monte Fuji em Vermelho. Este último, apesar de tratar de um assunto pesado, tem belas imagens formadas pelas nuvens de radioatividade coloridas (o amarelo do Estrônio 90, o violeta do Césio 137 e o vermelho do Plutônio 239).

O Fascínio do diretor pelo pintor Vincent Van Gogh também está presente. É retratado em Corvos, no qual um homem, ao admirar um quadro do artista, é levado para dentro da obra. Além de passear pelas pinturas do ídolo ao som da 9ª sinfonia de Beethoven, recebe uma lição de pintura do holandês: só é capaz de pintar aquele que se envolve com a natureza, que a admira e segue a beleza que ela tem a oferecer.

Outro capítulo marcante é Pomar de Pêssegos. Levado por uma estranha força ao local onde ficava o pomar de pêssegos de sua família, um garoto encontra o imperador japonês e seus súditos numa espécie de morro cortado em patamares – o que remete à tradicional hierarquia japonesa. Eles estão preparados para dançar e celebrar "O Dia da Boneca", ou seja, o florescimento dos pessegueiros, pois os bonecos representam os espíritos das árvores. Porém todas foram cortadas e não há mais o que celebrar. Acusado de egoísta pelo imperador, o garoto puro chora a morte das árvores. Como prova de comoção eles dançam uma calma e sincronizada dança. Nesse momento começa a chover pétalas de flores de pêssegos e no local em que estavam as pessoas surgem lindas árvores floridas.

Além desses, Sonhos ainda traz os episódios O Sol em meio à Chuva, A Nevasca e Povoado de Moinhos – este último com uma mensagem aos seres humanos capitalistas. Um velho sábio fala ao moço da cidade grande sobre as coisas que considera as mais importantes na vida de uma pessoa: a água e o ar puro.

De que adianta tanto conforto proporcionado pelas invenções da modernidade, se não há mais paz e se as pessoas esqueceram que preservar a natureza é fundamental? O filme termina com uma lição: um cortejo festivo para celebrar a morte de uma senhora de 99 anos – afinal, nada mais justo do que se despedir de uma pessoa que viveu muito bem e de forma completa com dança e música.

Posters

Elenco

SHOGO TOMOMORI,
RYO NAGASAWA,
AKISASTO YAMADA,
TETSU WATANABE,
KEN TAKEMURA,
TETSUYA ITO,
SHOICHIRO SAKATA,
NAOTO SHIGEMIZU

NOS CINEMAS

Imagem padrão indicar espaço de banner