Num hotel barato em Bagcoc, Richard conhece um casal francês, Etienne e Françoise. Ele também encontra Daffy, um viajante mais velho desgastado por anos de sol e drogas. Delirante e paranóico, Daffy conta a Richard uma história improvável sobre uma ilha secreta, um paraíso na terra: a praia perfeita, imaculada por turistas. No dia seguinte, Richard encontra um pedaço de papel grudado em sua porta. É um mapa da ilha descrita por Daffy, feito a mão. Richard acha que isso pode ser o "algo diferente" que ele busca. Ele vai procurar Daffy e encontra esse homem perturbado morto com os pulsos cortados por sua própria mão.
Richard persuade Françoise e Etienne e, juntos, embarcam numa viagem, seguindo o mapa de Daffy. Para chegarem na "praia", eles precisam arriscar suas próprias vidas nadando através do mar aberto de uma ilha para a outra, esgueirando-se por guardas armados e pulando do alto de uma cachoeira de 40 metros. Ao chegarem ao seu destino, encontram uma pequena comunidade de viajantes como eles, vivendo em segredo. Eles são bem recebidos pelo grupo e a ilha paradisíaca torna-se seu lar, tirando-lhes toda a vontade de voltarem ao mundo que conheciam antes.
Mas por baixo da aparência, esse paraíso na terra é menos do que perfeito. Conflitos pessoais e pequenas crises de ciúmes fermentam até criarem uma rivalidade violenta. Uma série de eventos trágicos fragmentam a comunidade. Cada vez mais isolado e perturbado, Richard passa a ser mais do que uma simples testemunha de um incidente sangrento. O sonho tornou-se um pesadelo; o paraíso transformou-se em inferno. Agora, seu único objetivo é partir. Mas escapar não será fácil, pois a praia é um lugar secreto, um segredo que alguns irão defender até a morte.