Vermeer é um perfeccionista, muitas vezes levando meses para terminar uma pintura. Sua sogra sagaz, Maria Thins, esforça-se para manter o estilo de vida esbanjador da família, com o escasso rendimento proveniente da venda das pinturas. Vendo que Griet inspira Vermeer, ela toma a perigosa decisão de permitir o desenrolar desse relacionamento clandestino.
Imersa no lar católico administrado por Catarina, volátil esposa de Vermeer, e cercada por uma crescente prole de crianças, Griet se arrisca cada vez mais a uma exposição indesejada ou a algo ainda pior. Cornelia, uma perniciosa menina de doze anos, vê mais do que deve e rapidamente fica enciumada e cheia de suspeitas, e fica determinada a causar confusão.
Solitária e desprotegida, Griet também desperta a atenção de Pieter, um açougueiro local, protegido por Vermeer, o rico e lascivo Mestre van Ruijven, que se frustra ao perceber que seu dinheiro não lhe permite controlar o artista. Se por um lado Griet cai de encantos por Vermeer, por outro não consegue ter certeza de seus sentimentos em relação a ele.
O maquiavélico van Ruijven, pressentindo a intimidade entre o mestre e a empregada, planeja um meio de fazer com que Vermeer pinte Griet a sós. O resultado é uma das mais belas pinturas que ele jamais criou, mas o preço disso...