Mas Stan, o agente do FBI que passou vários anos perseguindo Max, sendo sempre ludibriado pelo ladrão, recusa-se a acreditar na aposentadoria do casal.
Ele imagina que os ladrões planejam roubar o terceiro diamante de Napoleão, um dos maiores diamantes não-lapidados do mundo – que foi um dos três diamantes idênticos retirados do escaravelho da espada de Napoleão logo após o imperador partir para o exílio em Elba –, avaliado em mais de 70 milhões de dólares. O diamante deve chegar à Ilha Paradise em um navio, num tour de exibição da jóia, coincidindo exatamente com a chegada dos ladrões. Embora não tenha jurisdição no Caribe, Stant pretende flagrar Max e Lola – dessa vez o assunto é pessoal.
Quando os dois adversários se encontram na ilha, Max espertamente vira a situação e se torna amigo do frustrado detetive, mostrando-lhe prazeres que a ilha tem a oferecer. Stan, fora de seu elemento, adapta-se rapidamente ao estilo de vida sem pressa do Caribe.
Poderia mesmo a antiga rivalidade se tornar amizade? Será que Max e Lola desistiram de roubar? Ou não? Será que realmente se aposentaram? Stan está falando a verdade ou tem alguma coisa a esconder? Quando o sol se puser e o terceiro diamante de Napoleão for roubado, quem vai fugir?