Tendo de enfrentar um ambiente inóspito, com suprimentos acabando rapidamente, além de um ataque de ladrões do deserto, eles percebem que a única esperança é realizarem o "impossível": construírem um novo avião a partir dos destroços do primeiro e fugirem do deserto.
Quando o piloto de aviões de carga Frank Towns e seu co-piloto AJ são enviados para a Mongólia para retirarem o pessoal de uma exploração petrolífera que foi interrompida, eles não fazem idéia que essa operação de rotina irá acabar se tornando uma luta de vida ou morte - e de um incrível renascimento.
Logo depois da decolagem, enquanto sobrevoam o deserto de Gobi, o avião encontra uma terrível tempestade de areia que arranca suas antenas e destrói o motor esquerdo. Enquanto areias e pedras são jogadas contra a fuselagem, o avião falha e Towns é obrigado a fazer um pouso forçado no mais assustador dos desertos - no meio do mês de julho.
Com o avião avariado e sem chances de conserto, os onze passageiros que sobrevivem se vêem com pouca comida e água. À medida que as tensões aumentam e as acusações começam, a situação deles se torna cada vez mais desesperadora.
Um homem excêntrico e misterioso chamado Elliot– uma das últimas pessoas a serem incluídas na lista de passageiros – oferece esperança ao sugerir que eles construam um novo avião, que será batizado de Fênix, a partir das peças do C-119 que não foram afetadas.
Towns e os outros começam dizendo que o plano de Elliot, além de impraticável é absurdo. E mais ainda: ele iria rapidamente acabar com os já escassos recursos e energia. Contudo, quando o numero de sobreviventes começa a diminuir e todas as chances de serem resgatados desaparecem, eles percebem que o plano de Elliot é a única chance que tem e o único jeito de fugirem é para o alto.
Os sobreviventes colocam suas diferenças de lado e, sob a liderança de Elliot, começam a construção da Fênix. Mesmo quando o novo avião começa a tomar forma, a tarefa parece impossível. Mas o impossível é a única escolha que eles têm.