Logo, Ray murmura aquelas três pequenas palavras e o casal apaixonado sai à procura de um ninho de amor para compartilharem seu dia a dia. No entanto, Ray, inexplicavelmente, apaga a chama de um romance que estava fervendo, e Jane fica totalmente sem chão.
Para sobreviver à decepção amorosa, Jane procura ansiosamente uma explicação para o comportamento de Ray e acha que a encontrou no mundo animal ao pesquisar sobre os hábitos de acasalamento dos animais. Como Jane teve que desistir do apartamento em que morava quando estava prestes para ir morar com Ray, ela agora precisa encontrar um novo lar. E o encontra no lugar mais inesperado de todos: o apartamento de seu colega de trabalho, o mulherengo Eddie Alden, um excelente exemplo de um macho a ser estudado.
Jane compartilha seu novo conhecimento com sua amiga, também solteira, chamada Liz, que é editora de uma revista masculina. Liz a convence a escrever uma coluna de sexo usando pseudônimo, rapidamente se tornando uma sensação: de uma hora para outra, Jane se vê como a mulher mais comentada dos Estados Unidos. Contudo, apesar das tentativas de desmistificar o romance, e conforme as coisas vão esquentando entre ela e Eddie, Jane descobre que o coração humano - até mesmo o de um homem - é mais complicado do que um mero instinto.